Sou Téc. em Agropecuária, e produtor de florestas de eucalipto. Hoje de manhã, andando na área recém plantada (11.000 mudas), encontramos ao lado um formigueiro muito grande e velho (cerca de 25m quadrados), ele está em meio a uma antiga de eucalipto com 5 anos, por incrível que pareça, entre o formigueiro e a área recém plantada tem menos de 6m de distância, e as formigas deste formigueiro cortaram apenas 5 mudas por perto. Bom, ficamos preocupados pelo tamanho do formigueiro. Atualmente pelo período chuvoso, estamos barrando a ação das formigas na área com Fipronil, mas sei que esta é uma ação paliativa, que não resolve o problema pois o formigueiro sempre volta a ativa depois de um tempo. Sendo assim, gostaria de saber: havendo 2 dias de estiagem na região, posso distribuir 250gr a 300gr de MIPIS Evolution (MIREX) no envolto deste grande formigueiro? Só posso fazer isso, ou tem algo melhor que eu possa fazer para que esse formigueiro não me traga de repente grandes prejuízos?
(Pergunta enviada pelo leitor: Marco Aurélio)

Sr. Marco Aurélio,

Sim, o Sr pode colocar os MIPIS Evolution em volta do formigueiro na quantidade de 250 gramas (que é a quantidade correta e calculada em função dos 25m2 que o Sr. disse que o formigueiro possui), Pode-se jogar 25 saquinhos de 10g ou 50 saquinhos de 5g.

A questão deste formigueiro estar cortando apenas 5 mudas da área recém plantada, pode se dar em função de vários fatores, como por exemplo devido a grande quantidade de chuvas que vem ocorrendo, pois as formigas diminuem sua atividade externa durante estas chuvas. Outro fator pode ser em função de como este formigueiro antigo vem sendo controlado, que produtos vem sendo usados nele e se ele está amuado, começando a voltar às suas atividades. Tudo isso deve ser analisado.

Sobre melhorar a maneira de manejar e controlar as formigas cortadeiras, o ideal é que sejam feitos controle pré plantio (30 ou 40 dias antes do plantio), controle durante o plantio (se for necessário), controle após plantio (no período de até uma semana após o plantio), controle de manutenção (realizando-se rondas e vistorias para aplicar mais iscas se houver necessidade) e controle pré corte (30 a 40 dias antes do corte). Para saber mais detalhes sobre estes tipos de controles, consulte os painéis técnicos clicando no link: http://www.mirex-s.com.br/index.php/produtos/comunicacao