Há um tempo atrás fizemos um controle geral de formigas na fazenda e acabamos com vários formigueiros. As formigas sumiram. E agora observo que em dois ninhos elas reapareceram, inclusive já estão cortando folhas novamente. Isso é normal?
(Pergunta enviada pelo leitor: Marcelo)
Não é comum, mas às vezes acontece. Significa que à época do controle esses formigueiros ficaram apenas amuados, ou seja: houve forte redução da população de formigas, cessando a movimentação externa, o corte e o carregamento de folhas. Mas, por dentro o formigueiro ficou ativo, pois a Rainha continuou viva, produzindo novas gerações de formigas. Provavelmente, é o que foi observado no campo, agora.
Veja bem: a Rainha é a única dentro do formigueiro que reproduz. Ela passa a vida produzindo ovos que dão origem a novas formigas. Por isso, se não for eliminada, o ninho só entra em recesso e meses depois retoma suas atividades com as formigas nascidas após o controle. A pergunta é: o que deu errado? (Leia mais…) ∞

Saúvas e Quenquéns cortam várias espécies vegetais, sejam de folhas largas ou estreitas. No entanto, o alimento real das cortadeiras é um fungo alimentar que elas cultivam dentro do formigueiro, exatamente com os pedaços de folha que carregam para o ninho e que servirão de substrato para o crescimento do fungo.
De fato, existem vários tipos de formigas, sendo importante diferenciar quais são as formigas cortadeiras, que causam danos nos plantios. As formigas cortadeiras estão agrupadas em dois grandes gêneros – as saúvas (Atta) e as quenquéns (Acromyrmex). Para planejar o controle de uma forma adequada, será essencial verificar o gênero que está infestando o sítio, pois isso influi no modo de medir o tamanho do formigueiro e definir a dosagem de isca formicida para cada ninho.


Janaina,
Olá, Antônio
Olá, Mateus
Olá Rafael!