Como manejo o uso de MIREX-S em uma área de 2,5 ha, para plantação de mogno africano? A área está infestada de formigas, totalmente arada e com difícil visualização dos formigueiros. Infelizmente, não fiz o combate antes da aragem.
Primeiramente, existe o produto certo para o controle de formigas cortadeira em plantios deste tipo, que é o MIREX-S MAX, devidamente registrado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Outro importante fator é o conhecimento da infestação de suas áreas para se estimar a quantidade total de isca a ser usada. É importante também que se tenha o conhecimento da dose recomendadas pelo fabricante, que é de 8 a 10 gramas por metro quadrado de terra solta.
Agora sim, vamos ao manejo propriamente dito, no qual é importante seguir alguns passos para obter uma maior eficiência no controle das formigas cortadeiras. Mas esses passos podem e devem ser realizados da maneira que mais se adequar aos intervalos entre as operações da cultura. São eles…
• Pré Plantio – É necessário que se faça um controle pré-plantio – Entre 20 e 40 dias antes do plantio.
• Durante o plantio – É interessante acompanhar se há presença de formigas na área e já ir fazendo um repasse (se houver necessidade).
• Após o plantio – Realizam-se repasses, dependendo das condições da área e da quantidade de formigas que ainda existem.
• Manutenção – Deve ser realizada anualmente (se houver necessidade), verificando a presença de dano.
• Antes da colheita – Também há necessidade de se fazer um controle antes da colheita – entre 120 e 100 dias antes.
Mais detalhes sobre o manejo de formigas cortadeiras veja em http://www.mirex-s.com.br/index.php/controle/sobre-iscas-formicidas
Para áreas de difícil localização dos formigueiro e se deus olheiros – seja por grande número de pequenos formigueiro ou sub-bosque muito denso – existe a alternativa do uso de MIPIS Evolution, um micro-porta-isca das iscas formicidas MIREX-S Max.
MIPIS Evolution protege as iscas das chuvas e umidade, fazendo com que durem muito mais tempo no campo, compensando uma eventual demora na localização das iscas pelas formigas
Além disso, o MIPIS Evolution é muito prático para aplicar, protege melhor o aplicador, proporciona ganhos operacionais nos tratamentos e degrada-se totalmente no solo, em pouco tempo. Conheça os detalhes dessa nova tecnologia: http://www.mirex-s.com.br/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=16
