Estou há meses colocando MIREX-S em um formigueiro no meu jardim. Parece que elas ficaram inteligentes, não carregam as iscas. O produto é bem armazenado e sempre que aplico abro embalagem nova.
Primeiramente, é necessário ver se a quantidade de isca formicida colocada está sendo suficiente para o tamanho desse formigueiro, pois apenas uma aplicação do produto é suficiente para eliminar definitivamente o formigueiro.
Se as dosagens não forem seguidas conforme recomendação do fabricante, podem ocorrer tanto uma superdosagem como uma subdosagem, ou seja aplicações de iscas a mais ou a menos. No caso de aplicação de iscas a menos, o formigueiro pode ficar amuado, voltando à atividade mais tarde. No caso de aplicação de iscas a mais do que a dosagem recomendada, as formigas carregam-nas, porém ocorre sobra de iscas, dando a falsa impressão de que as iscas não foram carregadas.
Para saber a quantidade necessária a ser aplicada, é de extrema importância que se localize a sede do formigueiro, ou seja, o monte de terra solta. Feita esta localização, deve-se então medir a sua largura e o seu comprimento. A dosagem deve ser em torno de 10 gramas de iscas formicidas para cada m2 de terra solta.
Sobre a questão das formigas não estarem mais carregando as iscas formicidas, isso realmente acontece quando se aplica várias vezes o produto, sem se respeitar o intervalo de reaplicação, que deve ser entre 90 a 120 dias após a primeira aplicação.
Outro fator que pode estar fazendo com que as formigas não estejam mais carregando as iscas formicidas, é devido ao fato do formigueiro já estar contaminado e não haver mais necessidade de carregamento do produto para o interior da colônia. Desta forma as formigas ainda circulam, porém não carregam mais as iscas. Elas ainda circulam por alguns dias, pois o efeito de uma boa isca formicida deve ser lento e tal fato é comprovado por pesquisadores deste assunto.
Informações mais detalhadas sobre aplicações e quantidades (doses) podem ser obtidas no site do MIREX-S: www.mirex-s.com.br
