Temos um problema na região de Agro Brasil, interior do Rio de Janeiro. Tem uma formiga que está invadindo os sítios e as casas das pessoas. Meu sítio tem 11 mil m2 e não importa onde eu faça um buraco na terra, ali terá formiga. Se cai alimento no chão ou algum inseto morto, em segundos elas aparecem. Elas fedem quando estão em grande quantidade e o mais impressionante, onde tem eletricidade, como chuveiro, tomadas, lâmpadas, fios…elas destroem. Já teve caso de sair formigas do chuveiro durante o banho. A tal formiga é muito pequena, vermelha bem clara, se movimenta bem devagar, tem uma mordida dolorosa e morre rápido.
(Pergunta enviada pelo leitor: Henrique)

Bom dia,
Seria Interessante identificarmos exatamente quais são os tipos de formigas para conseguir um produto realmente eficiente para realizar o controle de cada uma delas. Pode ser que o Sr. tenha vários tipos em sua propriedade, o que é normal acontecer. Por exemplo: se as formigas que aparecem no solo, fazem olheiros (buracos) e/ou caminhos (trilhas) e cortam folhas e flores, tratam-se de formigas cortadeiras e o controle mais eficiente delas deve ser feito com iscas granuladas – recomendo as iscas formicidas Mirex-S que tem a certificação ISO 9001 e é a de maior confiança no mercado.

Existem outras formigas que também fazem ninhos nos solos, mas são ninhos mais superficiais e podem ser usados produtos que matam por contato, como por exemplo o K-othrine.

As outras formigas que o Sr. descreveu que comem insetos mortos e alimentos que caem no chão são as formigas caseiras e são onívoras – para controlar de forma eficiente essas formigas aconselho que Sr. procure, nas casas agropecuárias, um profissional que possa indicar um produto mais adequado para estes tipos de formigas.

Atenciosamente.

Dr. Formigão