Há um tempo atrás fizemos um controle geral de formigas na fazenda e acabamos com vários formigueiros. As formigas sumiram. E agora observo que em dois ninhos elas reapareceram, inclusive já estão cortando folhas novamente. Isso é normal?

(Pergunta enviada pelo leitor: Marcelo)

Não é comum, mas às vezes acontece. Significa que à época do controle esses formigueiros ficaram apenas amuados, ou seja: houve forte redução da população de formigas, cessando a movimentação externa, o corte e o carregamento de folhas. Mas, por dentro o formigueiro ficou ativo, pois a Rainha continuou viva, produzindo novas gerações de formigas. Provavelmente, é o que foi observado no campo, agora.

Veja bem: a Rainha é a única dentro do formigueiro que reproduz. Ela passa a vida produzindo ovos que dão origem a novas formigas. Por isso, se não for eliminada, o ninho só entra em recesso e meses depois retoma suas atividades com as formigas nascidas após o controle. A pergunta é: o que deu errado?

Em geral, nada dá errado com a isca formicida em si, com sua atração ou efeito contaminador. Na verdade, são vários os fatores que podem levar ao amuamento de formigueiros, tais como: baixa atividade de indivíduos no momento da aplicação; operações com outros produtos antes da aplicação com isca; contaminação da isca por outros produtos, prejudicando sua atratividade; ou chuva e umidade do solo após a aplicação, impedindo o carregamento. Uma reaplicação com isca é recomendada após 90 dias da aplicação inicial.

Mas essa não é uma situação comum. Basta considerar que os índices de eficiência de Mirex-S estão no patamar de 99% com as saúvas mais comuns e as quenquéns. Consulte o nosso site a esse respeito e veja, também, os intervalos de tempo para reaplicar iscas em formigueiros amuados.

Se ainda restar dúvida, fique à vontade para perguntar de novo; ou então converse diretamente com nossos técnicos (0800 556422).