Tenho uma área conduzida no sistema IPF (Integração Pecuária Floresta) onde ocorre infestação, e venho observando o surgimento de ninhos de saúvas, cuja atividade está aumentando. Como faço para controlar essas formigas com iscas formicidas, já que os animais andam pela área?

(Pergunta enviada pelo leitor: João)

Um manejo adequado das formigas cortadeiras passa por um planejamento bem feito das operações. É a primeira operação a ser realizada na área antes mesmo da análise e correção do solo, a incorporação do calcário para implementação da cultura e a colocação dos animais na área.

É recomendável aplicação dos produtos antes da entrada dos animais visto que o gado pode pisotear as iscas e prejudicar o carregamento das mesmas.

Não é recomendado o uso do invólucro protetor determinado Mipis nas áreas que contenham pastagem.
Quanto ao controle em si, siga normalmente os procedimentos recomendados para mensuração do formigueiro, cálculo de dosagem e aplicação do produto, conforme instruções que pode encontrar na embalagem de Mirex-S ou em nosso site (mirex-s.com.br).

Um cuidado é importante: durante a aplicação e por três dias posteriores, não deixe o gado circular pela área tratada, pois os animais pisoteiam os carreiros e formigueiros, inibindo o carregamento das iscas para dentro do ninho.

Se ainda restar dúvida, fique à vontade para perguntar de novo; ou então converse diretamente com nossos técnicos (0800 556422).