Tenho em casa todo tipo de formiga e cada cômodo da casa tem um tipo específico:
– cozinha: pequenas, daquelas de açúcar.
– sala: grandes, bem pretas e comem de tudo.
– quarto: extremamente pequenas, difíceis de enxergar.
– quintal: grandes, que ficam caminhando pelas plantas e comendo-as.
A situação está impossível. Tenho um gato e as formigas entram na ração dele o tempo todo e também entram no potinho de água dele. E como elas são resistentes à água!
Fiz uma dedetização há pouco mais de um mês, com uma empresa especializada, mas não resolveu em nada.
Por favor, me ajude! Não posso deixar uma carne descongelando na pia que em 5 minutos ela estará preta de tanta formiga!

Há várias espécies de formigas em sua casa. As que ficam dentro de casa são onívoras, ou seja, a alimentação é rica em proteínas – restos de carne, ração animal, outros insetos mortos e derivados de leite – e carboidratos – açúcar, doces, pães, bolo, etc – . Essas formigas andam pela casa à procura de alimentos. Nessas andanças elas passam por banheiros, lixos, esgotos, armários, utensílios de cozinhas e recipientes com alimentos, tornando-se possíveis vetores de doenças. Estas formigas fazem os ninhos em frestas e buracos nas paredes e portas, tomadas e tubulações secas, por onde passam fiação de energia, telefone e outros.

Para resolver o problema, primeiramente você deve retirar as fontes de alimento das formigas. Verifique se os recipientes com alimentos estão bem vedados e no pós-refeições, não deixe restos de alimento nas mesas, pias ou mesmo lixos de pia. Descarte o quanto antes o lixo de casa. Coloque ração para o seu animal de estimação apenas o suficiente para ele comer naquele momento, evitando sobras, mesmo porque após o contato das formigas com a ração cães e gatos tendem a rejeitá-la.

Outra medida que pode ajudar é aplicar formicida de contato registrado na Anvisa para uso domissanitário, tal como deltamitrina, o qual pode ser comprado em lojas agropecuárias ou mercados.  Aplique o formicida nos caminhos por onde elas passam e nos locais onde fizeram os ninhos ou possam fazer – furos, frestas de paredes, portas, etc -. Leia atentamente o rótulo do produto e utilize máscara e luva, pois são produtos tóxicos. Cuidado com trânsito de crianças no local que for aplicado o produto, bem como no local de armazenamento.
Para cortadeiras existentes em seu jardim, a recomendação já é outra. O formicida ideal para você controlar as formigas cortadeiras do seu jardim é o Mirex-S. Produto registrado na Anvisa, o qual pode ser encontrado em lojas agropecuárias. Para a aplicação deve-se primeiramente, medir a área do formigueiro. Para isso multiplica-se a maior largura do ninho, em metros, pelo maior comprimento, também em metros; obtendo-se a área do formigueiro em metros quadrados. Para cada m² aplica-se 10 gramas. Exemplo: Se o formigueiro possuir uma área de 3 m², a dosagem será de 30 gramas de isca formicida Mirex-S Max. Distribua essa dosagem em vários pontos em volta do ninho e próximos aos carreiros, porém nunca em cima da área de terra solta do formigueiro ou dos carreiros. Leia atentamente o rótulo do produto, pois nele há indicações de uso e precauções.