Dr Formigão, utilizamos a isca formicida Mirex-SD, a qual nos atende muito bem. Gostaria de saber como posso realizar o descarte das embalagens da maneira correta e sem agredir o meio ambiente, uma vez que o produto que usamos é considerado de jardinagem amadora. E como seria a forma de registrar esta devolução para fins de fiscalização?
(Pergunta enviada pelo leitor: Mateus)

Olá, Mateus

Fico muito satisfeito em saber que você obtém bons resultados com o Mirex-S.

Sobre a questão da devolução das embalagens, como você utiliza o produto Mirex-SD, recomendado para uso em jardinagem amadora (jardins e gramados residenciais), não há a necessidade de devolução dessas embalagens – já que o registro deste produto é no Ministérios da Saúde.

Mas reforço aqui, a importância e necessidade de utilização deste produto para a área recomendada na embalagem e rótulo do produto.

Já o produto registrado no Ministério da Agricultura – o Mirex-S MAX – recomendado para uso em áreas agrícolas, florestas plantadas e pastagens, tem obrigatoriedade de devolução de embalagem no local de compra do produto (no caso de compra através de revendas, cooperativas ou distribuidores), e neste caso existe sim um registro no momento da devolução.

Também existe a necessidade de emissão de receituário agronômico, que é fornecido no local de compra deste produto.

Caso você utilize Mirex-SD em áreas agrícolas, florestas plantadas e pastagens, recomendo que faça a troca para  Mirex-S MAX – que é o produto mais adequado, conforme legislações vigentes do país, além de recomendações no rótulo e bula.